Jogos Cooperativos nas Escolas

Lendas Brasileiras contadas através dos Jogos Cooperativos

O Folclore é um dos modos de expressão que melhor reflete o pensamento e o sentimento de um povo. Transmitido de geração a geração de forma oral ele ajuda a compor a memória e história da nação. Muito do que se sabe sobre os índios deve-se às histórias contadas de pai para filho ao longo dos séculos. Contando e recontando, mantemos a memória atualizada, sedimentando a nossa cultura popular.

O Brasil é vasto em território, por isso, tem uma enorme quantidade de lendas que circulam por todo o país, ganhando características novas ou personagens diferentes de região para região, por exemplo a Lenda do Boi Tatá, lenda de origem indígena, chamada no Sul de Baitatá, Batatá, Bitatá (São Paulo). No Nordeste: Batatão e Biatatá (Bahia) e entre os índios: Mbaê-Tata.

O Projeto “ Lendas Brasileiras contadas através dos Jogos Cooperativos” demonstra e ensina aos participantes a história, a importância da natureza, os costumes regionais, a contribuição indígena para a formação da identidade nacional e a importância da cultura afro, além de incentivar a prática da leitura de contos populares que traduzem essa riqueza.

Brincadeiras e jogos em equipe servirão de ferramentas para o aprendizado de fábulas da realidade sócio-cultural de nossas raízes, que são narrativas reveladoras de nossa própria história com sua diversidade de pontos de vista e com suas contradições. São trabalhadas lendas das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), além de Lendas Indígenas, que tem grande importância no estudo antropológico cultural e material. Nelas observamos a interação entre o homem e a natureza no tocante à preservação do equilíbrio ecológico ambiental, assim mostramos aos participantes sua rica e vasta cultura.

Aprendendo História, Geografia, Português e as Lendas

Através das atividades cooperativas sobre as lendas e mitos brasileiros, os participantes terão a oportunidade de aprender importantes características sobre as cinco regiões do Brasil, um país marcado pela enorme diversidade cultural.

De uma forma divertida, serão passadas informações sobre a população, os meios de transporte, a hidrografia, a flora, a fauna, o relevo e o clima da região onde a lenda trabalhada é mais conhecida.